Diretoria da CASAG marca presença no I Fórum Estadual de Prerrogativas

13/05/2025 Institucional

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) promoveu, nesta segunda-feira (12), o I Fórum Estadual de Prerrogativas, Defesa e Valorização da Advocacia. 

O evento organizado pelo Sistema de Defesa das Prerrogativas da OAB-GO (SDP-GO) teve como objetivo discutir temas centrais para a advocacia, como as prerrogativas profissionais, a litigância abusiva e a relação com os Poderes Constituídos.

Abertura

A secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Chrissia Bandim, representando o presidente Eduardo Cardoso Júnior, destacou a relevância da atividade profissional para o reconhecimento da importância das prerrogativas. 

“Nós perdemos a oportunidade, durante a graduação, de ter um ensino adequado sobre prerrogativas. Nenhum de nós passou por isso. Nós viemos entender e lutar por prerrogativas quando nós já estamos aqui. E, muitas vezes, nós só absorvemos verdadeiramente na prática”, enfatizou. 

Em nome da CASAG, a advogada cumprimentou todo o Sistema de Prerrogativas pelo evento e salientou que são em ocasiões como esta que a advocacia possui a oportunidade de se instruir para fazer, entender e buscar a defesa da classe de forma efetiva. 

Durante a solenidade de abertura, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a coragem dos envolvidos na construção do evento e enfatizou a importância de se debater com firmeza os ataques às prerrogativas.

“Estamos fazendo história nesta noite. Os temas aqui enfrentados exigem coragem, responsabilidade e firmeza. Em Goiás, temos visto advogados sendo transformados em réus apenas por exercerem seu trabalho. Isso é inaceitável. Não passarão”, afirmou.

Rafael Lara também reforçou o papel da OAB-GO na atuação institucional e nacional, mencionando a participação ativa do conselheiro federal, e presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Pedro Paulo Medeiros, e do ex-conselheiro seccional Marcelo Terto, atual membro do Conselho Nacional de Justiça.

O presidente do SDP-GO, Alexandre Pimentel, classificou o evento como o maior e mais importante já realizado em Goiás sobre prerrogativas.

“Organizar este fórum é um desafio, mas também uma responsabilidade diante do cenário em que a advocacia se encontra. A luta pelas prerrogativas é a defesa da própria cidadania”, declarou.

Ele lembrou que o sistema goiano de prerrogativas conta com seis regionais, com atuação firme na proteção das garantias profissionais.

Compuseram a mesa de abertura o vice-presidente da OAB-GO, Thales Jayme; a secretária-geral Talita Hayasaki; a secretária-geral adjunta, Thaís Sena de Castro; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso Jr.; a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, Ludmila Torres; o conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Pedro Paulo de Medeiros; a conselheira federal Thaís Inácia de Castro, que também preside a Comissão Especial de Estudos da Advocacia Digital e Redes Sociais do Conselho Federal da OAB (CFOAB); o vice-presidente executivo da OAB-GO para o Sistema de Prerrogativas, Rômulo Sebba; o vice-presidente do Sistema de Defesa das Prerrogativas (SDP) do interior da OAB-GO, Régis Davidson; o vice-presidente para Aprimoramento e Ensino sobre Prerrogativas, Antônio Miguel de Oliveira Jorge e o presidente da Comissão da Advocacia Jovem, Homero Neto.

Painéis

O Fórum seguiu com uma programação de paineis temáticos voltados ao fortalecimento das prerrogativas e à valorização da advocacia. A primeira mesa abordou o tema “Prerrogativas da Advocacia, o Direito de Defesa e o Estado de Direito”. O painel contou com palestras dos juristas Demóstenes Xavier Torres e Ércio Quaresma, além de contribuições dos debatedores Alexandre Pimentel e Ludmila Torres. Ao final das exposições, foi oficialmente lançado o Projeto Encontro Regional de Prerrogativas, iniciativa que visa ampliar o debate sobre garantias profissionais em todo o estado.

O segundo painel abordou “Litigância Abusiva e Publicidade na Advocacia”. A palestra principal foi conduzida por Marcelo Terto, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trouxe reflexões sobre os limites éticos e legais na atuação advocatícia. O debate foi enriquecido pela participação das advogadas Miriam Barcelos e Karoline Fleury Morais, que contribuíram com análises práticas sobre os desafios enfrentados no exercício da profissão diante das novas formas de comunicação e atuação nos tribunais.

Encerrando a programação, o painel “Prerrogativas da Advocacia e a Relação com os Poderes Constituídos” foi realizado com a presença do subsecretário de Segurança Pública, Gustavo Carlos Ferreira que destacou a importância da atuação conjunta entre a advocacia e as instituições públicas. O desembargador Anderson Máximo, do Tribunal de Justiça de Goiás, e o deputado estadual Amilton Filho, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), também participaram, reforçando o compromisso com o respeito às prerrogativas profissionais e ao Estado Democrático de Direito.

Presenças

Na ocasião, estiveram presentes o conselheiro seccional e presidente da Associação dos procuradores do Estado de Goiás, Tomaz Aquino; o vice-presidente do (SDP), Kaito Wllysses; o diretor-adjunto da ESA, Gustavo Mota; a presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Andreia Rezende; a procuradora da ABRACRIM-GO, Janaina Pereira; os presidentes de subseções: de Planaltina, José Carlos de Araújo; de Nerópolis, Isa Castro; de Catalão, Thadeu Aguiar; de Anicuns, Giovana Vieira; de Acreúna, Ediane Aparecida; de Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo; da Cidade de Goiás, Murilo Dantas; de Luziânia, Thais Paiva; o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas de Caldas Novas, Vanderlei Pereira; os conselheiros seccionais Benedito Torres, Adriano Naves, Alexandre Abreu, Daniel Netto, Tatiana Givisiez, Andressa Rodrigues, Ponciano Martines, Tatiana Rezende, Thanilla de Oliveira, Samuel Balduino, Milene Suze, Flavia Torres e Pammella Cândida Pimentel.