A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), e a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) apoiam a realização da 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. A mobilização, promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Goiânia, será realizada no próximo domingo (30 de novembro), com concentração às 8h em frente ao Campo do Goiás, no Setor Marista, em Goiânia.
A OAB-GO e a Casag participam com o propósito de ampliar a conscientização coletiva e reforçar a necessidade de mecanismos de proteção mais eficientes, acolhedores e acessíveis. Além de dar visibilidade ao tema, a caminhada busca mobilizar diferentes segmentos sociais, incentivar a denúncia de agressões e fortalecer redes de apoio às vítimas.
Para a Seccional, participar de iniciativas como esta é essencial para promover debates, aproximar a advocacia das pautas de defesa dos direitos humanos e reafirmar que nenhuma forma de violência deve ser naturalizada — especialmente em um país que registra números alarmantes de feminicídios e agressões domésticas.
A vice-presidente da Casag, Larissa Bareato, destaca que o apoio do Sistema OAB a iniciativas como essa reforça o compromisso institucional com a construção de uma sociedade mais segura e igualitária para mulheres e homens. Segundo ela, enfrentar a violência de gênero é uma tarefa coletiva e urgente.
“Trata-se de uma violência que adoece, enfraquece e mata mulheres e meninas todos os dias no Brasil. Informar, acolher e fortalecer redes de proteção é fundamental para romper ciclos de abuso e garantir que nenhuma vítima permaneça sozinha diante dessa realidade cruel e, muitas vezes, silenciosa”, afirmou.
Por sua vez, a presidente da CMA, Juliane Ferreira, afirma que participar de iniciativas como esta é essencial para promover debates, aproximar a advocacia das pautas de defesa dos direitos humanos e reafirmar que nenhuma forma de violência deve ser naturalizada, especialmente em um país que registra números alarmantes de feminicídios e agressões domésticas.
“Nosso papel é garantir que a advocacia e a sociedade tenham instrumentos eficazes para prevenir, enfrentar e denunciar a violência contra mulheres e meninas”, disse.
Grupo Mulheres do Brasil
O Grupo Mulheres do Brasil reúne mais de 135 mil mulheres de diversas áreas de atuação e mantém presença ativa em 155 núcleos — 112 no Brasil e 43 no exterior. Fundado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos, o movimento surgiu com o propósito de mobilizar a sociedade civil na construção de soluções para os desafios do país, com foco em políticas públicas, inclusão social e igualdade de oportunidades.
Desde sua criação, o grupo tem se consolidado como uma das principais forças de articulação feminina no Brasil, promovendo ações contínuas nas áreas de educação, empreendedorismo, combate à violência, diversidade, saúde e desenvolvimento econômico. A atuação é guiada pelo protagonismo feminino, pela defesa dos direitos das mulheres e pela convicção de que mudanças estruturais só acontecem quando sociedade, instituições e lideranças caminham juntas.
SERVIÇO — 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
Data: 30 de novembro
Concentração: 8h
Início da caminhada: 9h
Local: Em frente ao Campo do Goiás, Setor Marista – Goiânia
Inscrições: Clique aqui
