Fé que alimenta: advocacia goiana transforma devoção em solidariedade na 11ª Caminhada da Fé

27/06/2026 Caminhada da Fé

 Quando o fim de tarde começou a dourar a Rodovia dos Romeiros, a advocacia goiana guardou a toga e calçou os tênis. Nesta última sexta-feira (26), advogados, advogadas, estagiários e seus convidados deixaram para trás os prazos e obrigações laborais para caminhar, lado a lado, atrás de algo que vai muito além da profissão: a fé que os une.

Realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), a 11ª Caminhada da Fé reuniu a advocacia goiana em um dos momentos mais tradicionais de espiritualidade e devoção do calendário da Ordem. A força do chamado havia se confirmado antes mesmo do primeiro passo: as inscrições se esgotaram, e o trevo de saída de Goiânia para Trindade entardeceu tomado pela advocacia. A concentração começou às 16h, com saída pontualmente às 17h, rumo à Basílica do Divino Pai Eterno, pela tradicional Rodovia dos Romeiros.

Mais do que estreitar laços pela fé e pela convivência fraterna, a Caminhada carregou, como em toda edição, um propósito que ultrapassa quem caminha e que se traduziu, mais uma vez, em solidariedade.

Uma fé que une instituições

A grande novidade desta edição ampliou o sentido de comunhão que move a Caminhada: pela primeira vez, a Casag firmou uma parceria institucional e abriu vagas específicas para que a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) participassem da peregrinação ao lado da advocacia.
Como símbolo dessa união, magistrados e membros do Ministério Público caminharam com camisetas próprias, estampadas com a logo de cada instituição, três instituições do mundo jurídico goiano, lado a lado, na mesma estrada de fé. A iniciativa reforça que, para além das funções, advogados, magistrados e promotores compartilham uma mesma vocação de justiça e um mesmo chamado de esperança.

Ao longo do trajeto, ninguém caminhou sozinho. A Casag manteve uma tenda de apoio na 3ª Estação da Rodovia, próxima à fábrica da Coca-Cola, com isotônicos, água, frutas, barras de cereais, massagens relaxantes e atendimento médico com UTI móvel. Ao final, uma segunda tenda recebeu os peregrinos no estacionamento do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, com acolhimento, espaço de descanso e transporte de retorno a Goiânia.

O presidente da Casag, Eduardo Cardoso Júnior, destacou a relevância do evento e reafirmou o papel da instituição no cuidado com a advocacia goiana.

“Esse evento só se torna grandioso porque vocês caminham conosco. A Caminhada da Fé é, antes de tudo, um momento de gratidão a Deus por mais um ano de vida, de união e de propósito, que seja um momento verdadeiramente de agradecimento a Deus por estarmos aqui e também para pedir a Ele que continue nos dando forças para continuar a nossa missão.”

Cada passo, um gesto de solidariedade

Vale ressaltar que a fé que move a Caminhada também alimenta quem mais precisa. A participação no evento se deu mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis por inscrito, entregues no ponto de concentração e que serão destinados a instituições filantrópicas. Assim, a cada passo rumo a Trindade, a advocacia goiana converteu devoção em cuidado concreto: o gesto coletivo de caminhar transforma-se novamente em mesas servidas, em amparo a famílias e no compromisso social de uma advocacia que não peregrina apenas por si, mas por todos.

Mais do que uma exigência simbólica de inscrição, a doação é o coração solidário da Caminhada. Edição após edição, ela reafirma que a espiritualidade da advocacia goiana se completa no outro e que nenhuma jornada de fé está realmente completa sem um gesto de generosidade.

Missa da Romaria da OAB/Casag

O ponto alto da programação foi a Missa da Romaria da OAB/Casag, celebrada no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e dedicada à advocacia e seus familiares, um momento de fé e reflexão que encerrou com emoção a jornada de peregrinação e fortaleceu ainda mais o espírito de união e propósito que guia a iniciativa. Na celebração, o padre Welinton Silva enunciou bênçãos à advocacia do Estado.

“Honramos aqueles que dedicam a sua vida ao sacerdócio da busca da justiça pelo direito. E aqui faço uma menção ao presidente Eduardo Cardoso Júnior e à diretoria da Caixa. Na pessoa de vocês, deixo o meu abraço a todos que representam a Ordem dos Advogados do Brasil no nosso Estado de Goiás.”

O cuidado com a advocacia, porém, não se encerrou na linha de chegada. Até 5 de julho, a Casag mantém ativa uma tenda de apoio fixa na 3ª Estação da Rodovia dos Romeiros (próxima à fábrica da Coca-Cola), com distribuição gratuita de água e frutas para advogados, advogadas e seus dependentes que cumprirem o trajeto da Romaria em outros dias. A estrutura integra o compromisso com o bem-estar contínuo dos advogados (as) durante toda a Romaria do Divino Pai Eterno, que segue de 26 de junho a 5 de julho sob o tema: “Clamamos: Abbá Pai!”.

Presenças

O evento contou também com a presença da secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki e o diretor-tesoureiro da OAB-GO, David Soares; da vice-presidente da Casag, Larissa Junqueira Bareato; da secretária-geral da Casag, Chrissia Bandim; do secretário-geral adjunto da Casag, Ivan Trindade; do diretor-tesoureiro da Casag, Rodrigo Guedes; da diretora-adjunta Valéria Pires e o diretor-adjunto, Victor Amado. Da OAB-GO, os conselheiros seccionais: Alexandre Ramos Caiado, Edith Machado, Auro Jayme e Amanda Souto e ainda os presidente das Subseções de Trindade, Gleidson Emanuel de Araújo, de Nerópolis, Isa Teixeira de Castro e de demais autoridades advocatícias de Goiás.

Confira aqui as fotos!